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Mestrado Profissional em Administração

APRENDIZADO ORGANIZACIONAL, NOVAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS E DESAFIOS TECNOLÓGICOS NA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DAS EMPRESAS LOCAIS

Coordenador: Prof. Dr. Heron Sergio Moreira Begnis

Descrição: A pandemia do SARsCov-2 (Covid-19) trouxe junto com uma série de restrições a necessidade de criar novas estratégias e os novos processos de negócios. Para isso, novas competências precisaram ser desenvolvidas e as organizações tiveram de produzir e explorar o conhecimento por meio de um processo de aprendizagem. O aprendizado organizacional é estratégico porque está configurado em um processo de pensamento e ação voltado às mudanças no ambiente de negócios, permitindo que as organizações prosperem. Assim, dentro de um contexto de transformação, este projeto pretende, por meio do estudo de múltiplos casos, explicar o processo de aprendizado que ocorre nas pequenas e médias organizações de Santa Cruz do Sul gerando novas competências para inovar com a incorporação de mídias digitais e e-commerce nos seus modelos tradicionais de negócios. Com os resultados da pesquisa espera-se elaborar um modelo de processo gerencial mais assertivo que auxilie as empresas locais na sua formação de competências para os desafios emergentes.


 

CAPACIDADES DIGITAIS E A SUA RELAÇÃO COM OS COMPORTAMENTOS WORKAROUND E USO DA SHADOW IT, E SEUS EFEITOS NO DESEMPENHO INDIVIDUAL E INTERORGANIZACIONAL MODERADO PELAS CARACTERÍSTICAS DO TRABALHO

Coordenador: Prof. Dr. Pietro Cunha Dolci

Descrição: As organizações estão enfrentando os desafios da transformação digital. Os investimentos e uso de tecnologias digitais exigem recursos e capacidades digitais para melhorar o desempenho organizacional, interorganizacional e individual. As capacidades digitais são uma parte fundamental do sucesso de uma empresa neste novo cenário da transformação digital. Entretanto, faz-se necessário entender o comportamento dos usuários e consumidores no uso destas tecnologias digitais. A literatura de Sistemas de Informação (SI) revela a necessidade de investir em tecnologia de informação e tecnologias digitais e aponta que é uma questão comportamental. Atualmente, as organizações identificaram comportamentos alternativos como workaround em SI e o uso de shadow IT que podem melhorar o desempenho individual dos funcionários e o desempenho interorganizacional. Também é importante observar se as características do trabalho moderam a relação entre Capacidades Digitais e comportamento workaround em SI e o uso de shadow IT. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar as relações entre as capacidades digitais e os fatores comportamentais workaround em SI e uso da shadow IT e seus efeitos no desempenho individual e interorganizacional moderado pelas características do trabalho. Serão desenvolvidos, validados e analisados as dimensões, modelos e frameworks da pesquisa dos estudos que compõem este projeto Universal CNPq/2018. Serão desenvolvidos, validados e analisados as dimensões, modelos e frameworks da pesquisa dos estudos que compõem este projeto Universal CNPq/2018. O método utilizado nas pesquisas oriundas das Dissertações e Teses são os métodos mistos (do inglês, mixed-method) combinando métodos de coleta de dados (qualitativo - entrevistas, documentos e observação; quantitativo - questionário) e análise de dados qualitativos (analise de conteúdo) e quantitativos (equações estruturais).


 

COCRIAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING NA PERSPECTIVA DA LÓGICA DOMINANTE DO SERVIÇO E AS MÚLTIPLAS NOÇÕES DA COMPOSIÇÃO DE VALOR

Coordenador: Prof. Dr. Flávio Régio Brambilla

Descrição: Projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração: Mestrado Profissional em Administração, da Universidade de Santa Cruz do Sul (PPGA/UNISC). A proposta encontra como ponto de referência e convergência teórica os estudos desenvolvidos por Vargo e Lusch (2004) e de Prahalad e Ramaswamy (2004), nos quais estão postas as noções da Lógica Dominante do Serviço e da Cocriação de Valor. Valor pode ser entendido em perspectiva multidimensional, culminando em noções como valor-de-troca, valor-de-uso e ainda valor-em-contexto-(social), estruturado nos trabalhos de Sheth, Newman e Gross (1991), Vargo, Maglio e Akaka (2008), Edvardsson, Tronvoll e Gruber (2011) e Vargo, Akaka e Vaughan (2017). Embora a cocriação de valor seja tema emergente nos estudos de marketing em aproximados 15 anos de pesquisa efetiva, muitas confusões conceituais e entendimentos inadequados emergem da academia, e mais frequentemente do mercado, que explora o tema de maneiras diferenciadas da real noção das práticas cocriativas. O ponto de partida da cocriação se origina de uma relação interativa na qual a atuação de ao menos duas partes age na obtenção dos resultados de maior valor do que aqueles fornecidos de modo unilateral, num sentido de fazer-com as pessoas, mais do que de fazer-para a outra parte. Em Vargo e Lusch (2016, p.8) é reestruturada a Premissa Fundacional 6 da Lógica Dominante do Serviço, onde se estabelece que [o valor é cocriado por múltiplos atores, incluindo sempre o beneficiário]. Através de estudos aplicados junto a empresas locais de Santa Cruz do Sul, RS, Brasil, as práticas de cocriação, bem como a sua evolução teórica serão aprofundadas, tendo em vista resultados acadêmicos que ainda possam convergir para o desenvolvimento de inovação de caráter técnico e tecnológico nas empresas.


 

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA MELHORIA DO LUCRO E DA RENTABILIDADE COM BASE NA APLICAÇÃO DA TEORIA DAS RESTRIÇÕES NA GESTÃO ESTRATÉGICA

Coordenador: Prof. Dr. Marco Antônio Fernandes de Oliveira

Descrição: O projeto 497448 do autor constatou que a Teoria da Restrições (TR) deve ser considerada nas estratégias de negócio para melhoria do lucro e rentabilidade. Nas 4 empresas estudadas, a atuação assertiva sobre as restrições favoreceu o aumento do ganho financeiro. A partir do modelo conceitual resultante da pesquisa (Anexo 01), entendeu-se que tal desempenho pode ser previsto e controlado. Assim, o objetivo geral é desenvolver o MVP de software para melhoria do lucro e rentabilidade com base em estratégias de atuação sobre restrições de negócios. Inicialmente, por meio de planilha de Excel, será equacionado um algoritmo de previsão do lucro e rentabilidade, resultando em um modelo preliminar de projeção de resultados econômico-financeiros a partir de estratégias sobre restrições. Com base em uma amostra de estratégias implementadas em 30 exercícios financeiros, será analisada e ajustada a correlação entre os resultados projetados na planilha e os realizados nestes exercícios, visando obter um erro padrão aceitável. Esta base de dados é oriunda de 7 empresas da região onde o autor possui acesso a dados em nível estratégico. A planilha, uma vez validada, será traduzida num software a ser desenvolvido pelo próprio autor. Desta forma, o produto não ficará restrito às empresas da pesquisa, mas ganhará possibilidade de escala. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quali-quantitativa.


 

DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL MULTIDIMENSIONAL, TOMADA DE DECISÕES EM ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS SOB A ÓTICA DA GESTÃO SOCIAL

Coordenador: Prof. Dr. Fernando Batista Bandeira da Fontoura

Descrição: O presente projeto tem como tema o desenvolvimento organizacional multidimensional, e a gestão social no processo de decisão das organizações públicas e privadas. Com isso, acreditam que se cria um senso participativo que se projeta para a esfera política, suprindo, desta forma, os déficits de cultura participativa que de alguma forma assombra os países. Tanto Castells com Mounk trazem reflexões importantes para o atual quadro que a democracia atravessa, e apresentam algumas hipóteses para a atual situação de descrença da sociedade nas instituições políticas, de movimentos e chefes de governo antidemocráticos crescendo pelo mundo, e de discursos atentatório aos direitos humanos e fundamentais. O problema de pesquisa é o seguinte: em que medida a gestão social e a teorias das decisões podem contribuir para a análise, interpretação e constructo dos processos de democratização das decisões em organizações públicas e privadas com vistas a gerar um senso de participação nos cidadãos e auxiliar no combater aos déficits democráticos? Para responde-lo, o objetivo geral será investigar em que medida a gestão social e a teorias das decisões podem contribuir para a análise, interpretação e constructo dos processos de democratização das decisões em organizações públicas e privadas. Como objetivos específicos traçou-se (i) investigar como que o modelo de desenvolvimento histórico das sociedade e suas relações interpessoais levará a necessidade de revisar os processos de decisão; (ii) investigar acerca da teoria das decisões e da gestão social; (iii) levantar os fundamentos filosóficos que justificam a democratização da tomada de decisão para além das organizações públicas e privadas; (iv) selecionar algumas empresas de Santa Cruz do Sul, tanto que usam de métodos mais tradicionais como as que usam de métodos mais democráticos, para acompanhar os processos decisiorais e descrever o impacto desse processo no senso de participação dos seus funcionários/cidadãos; (v)investigar se há uma relação entre a democratização do processo de tomada de decisão em organizações familiares de Santa cruz do Sul e (vi) avaliar se as organizações com maior abertura democrática nos seus processos decisiorais também são aquelas que melhor contemplam as questões raciais e de gênero nas suas estruturas de gestão.


 

CRIATIVA: DESENVOLVIMENTO DE PLATAFORMA ON-LINE PARA APOIO E FOMENTO A ATIVIDADES CRIATIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO SUL

Coordenador: Prof. Dr. Willian Fernandes Araujo

Descrição: A presente proposta objetiva o desenvolvimento e implementação de uma plataforma on-line de apoio e fomento a atividades criativas de aprendizagem no contexto da rede municipal de ensino de Santa Cruz do Sul. A Criativa, nome provisório da plataforma que este projeto visa desenvolver, representará um repositório de conteúdos e ferramentas on-line para o fomento de criatividade e autonomia nos processos de aprendizagem. Como será melhor descrito nos itens a seguir, o desenvolvimento da Criativa está associado a iniciativas de produção de conteúdo informativo e didático, formação docente e processo de curadoria de ferramentas para apropriação de tecnologias de informação e comunicação em plataformas digitais. O foco das atividades que compõem a proposta está no fomento da apropriação de ferramentas digitais para o desenvolvimento de processos de aprendizagem criativos, que desenvolvam as competências narrativas e de expressão dos educandos sobre suas realidades.


 

DESVELANDO COMPORTAMENTOS HUMANOS DE COLABORAÇÃO, INTERAÇÃO, COCRIAÇÃO E OPORTUNISMO: ANÁLISE ETNOMETODOLÓGICA DA GERAÇÃO DE VALOR NOS SETORES PÚBLICO E PRIVADO

Coordenador: Prof. Dr. Flávio Régio Brambilla

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo uma análise nas organizações públicas e privadas por meio de uma abordagem interpretacionista, com base na Etnometodologia como método para geração de significados da vida cotidiana. É fundamentado nas áreas de Marketing e dos Estudos Organizacionais, dos sentidos de trabalho superficiais e profundos, e dos contextos públicos e privados de trabalho enquanto geradores de significados e valores. Busca-se, neste sentido, promover uma leitura do comportamento humano nas organizações brasileiras, em busca de uma proposta de análise adequada aos contextos e sentidos nacionais. Com base em preceitos de colaboração, interação (cocriação de valor) e oportunismo, busca-se identificar a sutileza entre as práticas genuínas do trabalho cocriado e colaborativo em contraste com os modelos que na verdade usam do oportunismo nas relações de trabalho. Extrapola-se a análise, quando pertinente, para o contexto dos tomadores destes serviços públicos ou privados.


 

INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO E AMBIENTAL E PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Coordenador: Prof. Dr. Silvio Cezar Arend

Descrição: Índices e indicadores são instrumentos relevantes para a área do desenvolvimento e devem ser constantemente revistos para que seus resultados sejam cada vez mais aderentes à realidade regional. Esta pesquisa, que integra o Observatório do Desenvolvimento Regional? Observa-DR, realizada com o apoio do PIBIC/CNPq, analisa diversos indicadores existentes através de ampla revisão bibliográfica, destacando informações acerca da metodologia e estruturação dos índices revisados a fim de servir de base para construção da proposta de um Índice de Desenvolvimento Regional Sustentável para a região do Vale do Rio Pardo. Além disto, incorpora as discussões da Economia Ambiental e da Economia Ecológica e suas concepções de desenvolvimento e valoração ambiental para avaliação de estudos de sustentabilidade em diversas áreas.


 

INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E SUA INFLUÊNCIA NA GOVERNANÇA DA CADEIA DE SUPRIMENTOS E NO DESEMPENHO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS: UMA ANÁLISE DA NACIONALIDADE, USO INTENSIVO DA TI, FATURAMENTO E TAMANHO

Coordenador: Prof. Dr. Pietro Cunha Dolci

Descrição: Os investimentos em tecnologias de informação (TI) em todo o mundo têm crescido a um ritmo impressionante ao longo das últimas duas décadas tendo uma contínua importância para as empresas (Weber e Kauffman, 2011; Mithas e Rust, 2016; HO et. al, 2017). Assim, organizações dos mais variados setores da economia têm revelado uma forte dependência da TI para a realização de muitas das suas estratégias e operações. Percebe-se que a busca por desempenho organizacional com o uso da TI tem ultrapassado as fronteiras das empresas para as relações interorganizacionais. Para Talib e Hamid (2014) a TI é um dos fatores críticos de sucesso na cadeia de suprimentos. Assim, nos últimos anos a literatura apresenta um elemento de destaque nesse contexto que é a governança da Cadeia de Suprimentos (GCS), que tem sido alterada pela tecnologia, com impacto na operação e na estratégia de competição pelas empresas. A partir disso, elaborou-se as seguintes questões de pesquisa: Como os investimentos em TI influenciam a GCS e o seu desempenho? Existem diferenças entre as dimensões da GCS? Os investimentos em TI influenciam a governança e o desempenho da cadeia de forma igual sob diferentes contextos e particularidades? A partir do modelo proposto e fundamentado na literatura apresentada, essa pesquisa se caracteriza por um estudo quantitativo por meio de uma survey. A população alvo da pesquisa é o conjunto de executivos das empresas de grande porte das áreas de TI e cadeia de suprimentos. Os dados coletados pelo questionário serão consolidados e organizados com a aplicação do software SPSS, de modo a permitir maior agilidade na realização do trabalho. Serão utilizados, na análise dos dados, procedimentos de estatística descritiva e multivariada. No modelo fatorial confirmatório (modelo de mensuração e estrutural), será utilizado o software AMOS.


 

O PAPEL DA UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA, DO CONTEXTO SOCIAL E AMBIENTAL NA INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

Coordenador: Prof. Dr. Pietro Cunha Dolci

Descrição: O empreendedorismo é importante porque leva ao aumento da eficiência econômica, traz inovação ao mercado, cria novos empregos e mantém os níveis de emprego. No entanto, apesar de décadas de pesquisa, os estudiosos atualmente têm apenas uma compreensão limitada dos fatores e processos de decisão que levam um indivíduo a se tornar um empreendedor. Pode-se destacar, que a importância do empreendedorismo desenvolvido nas Universidades tem sido ressaltada na literatura recente. Pesquisadores propuseram que o empreendedorismo só pode ser compreendido quando os elementos individuais do fenômeno são combinados com outros fatores e elementos. Assim, objetivo geral dessa pesquisa é analisar que fatores sociais, ambientais e da Universidade Empreendedora influenciam a intenção empreendedora dos estudantes do ensino superior. O contexto dos estudantes do ensino superior foi escolhido, pois as universidades têm atraído cada vez mais a atenção dos pesquisadores explorar o impacto das instituições de ensino superior nas finanças e na cultura regionais. Para alcançar esse objetivo, uma pesquisa quantitativa será realizada com alunos do ensino superior. Com a identificação e análise desses fatores, será possível identificar quais são os motivadores e catalisadores do empreendedorismo entre os estudantes do ensino superior e como as Universidades podem fomentar e criar ações para consolidar isso no seu contexto.

O uso das ferramentas de Inteligência Artificial nas empresas para o desempenho dos funcionários: será uma Shadow IT?


 

PRATICAS DE P+L E A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE PRODUÇÃO ENXUTA E ACV PARA AS ORGANIZAÇÕES

Coordenador: Prof. Dr. Jorge André Ribas Moraes

Descrição: Este projeto de pesquisa direcionará as investigações sobre a temática da Produção mais Limpa (P+L) e a utilização das ferramentas de produção enxuta, visando minimizar e ou eliminar os desperdícios, que ocorrem durante o processo produtivo. Procurará ainda levantar dados que retratem a realidade social daqueles sujeitos investigados, tendo em vista gerar resultados por meio de uma Avaliação do Ciclo de Vida (ACV-S) aliando questões de ecoeficiência e sustentabilidade. Por meio deste projeto de pesquisa procurar-se-á desenvolver ações em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A metodologia a ser utilizada será de diagnóstico, avaliação, prognóstico e sugestões de implantações de práticas de P+L e das ferramentas de produção enxuta. Por meio de visitas in loco e reuniões semanais, procurar-se-á envolver os pesquisadores com os sujeitos selecionados da organização (COCAMARP) a fim de conduzir ações que possam transformar a realidade estrutural da organizacional. A avaliação das perdas inerentes aos processos produtivos também deverão ser diagnosticadas e serem propostas ações capazes de melhorar os indicadores da organização. Como resultados espera-se identificar por meio de indicadores, as melhorias implementadas que foram capazes de subsidiar as ações planejadas e executadas.

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