AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Inovação

A UNISC realiza chamadas anuais que selecionam projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, assegurando diferentes modalidades de bolsas a estudantes da graduação e da pós-graduação. Essa política fortalece a formação de jovens pesquisadores, amplia a interação dos  programas acadêmicos com o setor produtivo e consolida a cultura científica universitária.
As bolsas de inovação são orientadas a transformar conhecimento em produtos e serviços de valor econômico, com prioridade para iniciativas em parceria com empresas vinculadas ao Tecnounisc e startups incubadas na Itunisc. Os bolsistas são estimulados a vivenciar desafios empresariais, devem expor resultados em eventos científicos e participar de capacitações em temas como Propriedade Intelectual, Inovação e Empreendedorismo, desenvolvendo competências e habilidades para impulsionar o soluções de impacto regional.

A UNISC participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBITI, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e de Inovação - PROBITI, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - FAPERGS. A Instituição também contribui para a formação de jovens
pesquisadores pelo Programa UNISC de Bolsas de Iniciação Científica em Inovação Tecnológica - PUIC-IT.

O Programa MAI/DAI UNISC busca fortalecer a integração entre universidade e setor produtivo por meio da execução de projetos de pesquisa aplicada, desenvolvimento tecnológico e inovação com empresas parceiras da região. Voltado à formação de estudantes da graduação e da pós-graduação stricto sensu, o programa promove a atuação de bolsistas em projetos alinhados às demandas reais do mercado, contribuindo para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços com alto potencial de aplicação.
A realização do programa conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a parceria de empresas vinculadas ao Tecnounisc e a participação ativa dos programas de pós-graduação stricto sensu da universidade. Essa articulação permite alinhar a pesquisa acadêmica às necessidades do mercado, promovendo a proteção de ativos de propriedade intelectual, a produção científica qualificada e a aplicação prática dos resultados.

O INOVA RS é um programa que visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, setores empresarial, acadêmico e governamental – em oito regiões representativas do Estado: Metropolitana e Litoral Norte; Sul; Fronteira Oeste e Campanha; Central; Noroeste e Missões; Produção e Norte; Serra e Hortênsias; Região dos Vales.

A Região dos Vales contempla todos os 59 municípios das Regiões do Vale do Rio Pardo e do Vale do Taquari. No âmbito do programa, uma série de ações estão sendo realizadas para em 2030, o Rio Grande do Sul ser referência global em inovação como estratégia de desenvolvimento local.

Informações adicionais sobre o INOVA RS estão disponíveis no link https://www.inova.rs.gov.br/programa-inovars.

Em desenvolvimento

MENU PRINCIPAL