AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Engenharia de Produção

Campi

Santa Cruz

Modalidade

Presencial

Este projeto de extensão possui kits de montagens da Fischertechnik compostos por peças diversas, como motores, sensores, e peças de encaixe, que podem ser controlados por computador. Esse projeto permite a construção de objetos que simulam o mundo real, aguçando o conhecimento e a criatividade. Por meio de maquetes funcionais o aluno vai desenvolvendo suas habilidades e conhecendo as tecnologias utilizadas para a construção do mundo que o cerca.

Na implantação do projeto está prevista uma completa assessoria técnico-pedagógica, composta de capacitação didático-instrumental e de formação continuada, o que garante a adequada e segura utilização dos recursos disponíveis.

A orientação pedagógica buscará auxiliar os alunos do projeto para que eles possam descobrir suas habilidades e desenvolver os seus talentos e as suas expertises a partir de construções de projetos que podem ser pré-elaborados, e  também a partir da busca por novos desafios que eles mesmo se colocarão a prova das resoluções.

 

Os kits da Fischertechnik são peças de origem alemã que trabalha de forma precisa conceitos de Mecânica (engrenagens, polias, motores, mancais, etc), de Estática (estabilidade, braços e suspensórios), de Pneumática (mecanismos que se movem com o ar – relação de força e pressão) de Energias Renováveis (produção armazenamento e utilização de energia elétrica e regenerativa, como energia eólica, solar e da água) além de tecnologias Elétricas (circuitos elétricos e controles eletromecânicos, circuitos em série e em paralelo além de conexões com a robótica, mecatrônica, ciência da computação e engenharias.

Alguns kits apresentam também softwares gráficos para a programação e o controle dos projetos montados.

 

Cada projeto a ser elaborado terá um acompanhamento personalizado pelo docente que ministrará as oficinas, onde conta: instruções de montagem, bem como uma multi-linguagem com tarefas temáticas relacionadas aos temas trabalhados no circuito do aluno em referência, de acordo com a sua série na escola.

Objetivo Geral do Projeto:

Incentivar o interesse dos alunos do ensino fundamental e médio pelos conhecimentos em engenharia.

Objetivos Específicos:

  • Propiciar a experimentação e a descoberta de princípios tecnológicos;
  • Aproximar os estudantes da graduação dos cursos de Engenharia dos alunos do ensino fundamental e médio, para trocas de experiências e conhecimentos a respeito dos cursos superiores da Unisc;
  • Orientar e acompanhar o desenvolvimento dos alunos, cadastrados no projeto, na suas habilidades e competências;
  • Oportunizar aos professores e alunos o desenvolvimento de trabalhos investigativos com características criativas e participativas, fomentando nos alunos a motivação, a curiosidade e o interesse pela tecnologia;
  • Atuar valorizando o comprometimento com o trabalho em equipe, promovendo o desenvolvimento do espírito crítico e participativo nos alunos;
  • Favorecer a socialização e ao mesmo tempo aprimorar a prática das atividades realizadas em grupo.

 

OBS: Convidamos os alunos interessados e seus pais para visitarem nosso espaço; sala 5123 – Bloco 51 da Universidade de Santa Cruz do Sul durante o período de matrículas.

 

Matrículas: 11/03/2024 a 25/03/2024 no setor de atendimento ao aluno – Bloco 1 na UNISC

Início das aulas: 01/04/2024

 

Período de Execução: de abril a dezembro de 2024

Clientela: Alunos do ensino fundamental (do 5º ao 9º ano) – turmas com no máximo 06 alunos

Local de Execução: UNISC – Santa Cruz do Sul - Laboratório de Desenvolvimento de Produtos da Engenharia de Produção – Bloco 51 - Sala 5123

Dias da Semana: Segunda-feira OU Quarta-feira

Turno: Tarde - 13:30 às 15:00 horas OU das 15:30 às 17:00 horas

Coordenadores: 
Jorge André Ribas Moraes (jorge@unisc.br)
Adriano José Bombardieri (adrianobombardieri@unisc.br)

Colaborador:
Douglas Ivan Schuch

Contato: (51) 3717-7382, falar com Jorge André Moraes ou Douglas Schuch

Mensalidade: R$ 159,00 

 

 

 

 

MENU PRINCIPAL