A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) possui uma cultura consolidada de autoavaliação institucional, realizando, desde 1993, a análise criteriosa de todas as dimensões da Universidade, incluindo seus nove Programas de Pós-Graduação.
No que tange aos cursos de Mestrado e Doutorado da Unisc, além do Programa de Avaliação Institucional e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), também a Comissão de Avaliação do Stricto Sensu está permanentemente atenta às informações referentes à prática pedagógica, à infraestrutura e serviços, à gestão dos cursos e à
qualidade da produção científica de docentes e discentes. No caso específico do PPG em Letras, soma-se a isso a realização periódica do credenciamento e recredenciamento de professores, que igualmente opera como um mecanismo de monitoramento e planejamento das ações referentes à prática e à produção do nosso corpo docente.
Além desses mecanismos, desde o segundo semestre de 2023, o PPGL instituiu a sua própria Comissão de Autoavaliação, composta por docentes, discentes, corpo técnico administrativo, egressos e membros externos, integrado por um professor de outro PPG da Unisc e por representantes da comunidade. Assim que foi instaurada, a Comissão estabeleceu um cronograma de atividades e iniciou o processo de sensibilização, diagnóstico inicial e planejamento das ações. Posteriormente foram organizados Grupos de Trabalho, compostos por docentes e discentes, que ficaram encarregados de elaborar os instrumentos de análise (questionários), os quais foram testados, ajustados e enviados a docentes, discentes e egressos do PPGL. Após a coleta, a comissão realizou a tabulação e análise desses dados, encaminhando o relatório à Coordenação do PPGL, que utilizará essas informações na elaboração do planejamento estratégico das ações a serem desenvolvidas no Quadriênio 2025-2028.
Comissão
Rafael Eisinger Guimarães (docente - presidente da comissão)
Carlos Renê Ayres (docente - presidente da comissão até dez/2023) Luana Cristina Pranke (técnica administrativa)
Ana Paula Regner (discente)
Luana Daniela Ciecelski (discente)
Rosiana Kist (discente)
Vitória Rössler de Abreu (discente)
Alan Ricardo Costa (egresso titulado)
Debora Ache Borsatti (egresso titulado)
Rosiene Almeida Souza Haetinger (egresso titulado)
Helena Brandt – Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário (membro da comunidade externa)
Nestor Rashen – Colégio Mauá (membro da comunidade externa)
Silvio Cezar Arend – docente do PPG em Desenvolvimento Regional Unisc (membro indicado pela pró-reitoria)
Equipe de apoio
Docentes PPGL Unisc
Ana Claudia Munari Domingos
Ângela Cogo Fronckowiak
Ângela Cristina Trevisan Felippi
Cristiane Lindemann
Felipe Gustsack
Sabrine Amaral Martins Townsend
Discentes PPGL Unisc
Alana Lehmen Heinen
Giulio Daniel Mello
Marluci Fontana Drum
Matheus da Costa Tatsch
Tamires Alice de Jesus Santana
Vanessa Weber Sebastiany
Veridiana de Souza Guimarães
Cronograma de atividades
set/2023 – Definição dos membros da Comissão de Auto-avaliação, planejamento das atividades, organização dos grupos de trabalho
set-dez/2023 – elaboração dos instrumentos de avaliação pelos grupos de trabalho dez/2024 - sensibilização para a autoavaliação
jan-fev/2024 – testagem dos instrumentos de avaliação (questionário) mar/2024 - envio dos questionários a docentes, discentes e egressos maio-jun/2024 – tabulação e análise de dados
jul-dez/2024 – encaminhamento do relatório à Coordenação e realização de metavaliação
Planejamento Estratégico PPGL - Quadriênio 2021-2024
Documento de Área da Capes – Linguística e Literatura
Documento GT Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação CAPES
Q1 - Formulário de Autoavaliação Discente
Q2 - Formulário de Avaliação dos Discentes
Q3 - Formulário de Avaliação do(a) Orientador(a) e Coorientador(a)
Q4 - Formulário de Autoavaliação do Docente
Q5 - Formulário de Autoavaliação do(a) Professor(a) Orientador(a)
Q6 - Formulário de Acompanhamento dos Egressos do PPGL-UNISC
Q7 - Formulário de Avaliação do Programa e da Coordenação do PPGL-UNISC