Neste ano, o encontro abordou a temática da Ouvidoria em Tempos de Redes Sociais
No último dia 18, a Ouvidoria da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), representada por Caroline dos Santos, participou do XII Encontro de Ouvidores, promovido pelo Fórum Nacional de Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino (FNOUH), em parceria com a Ouvidoria das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat). O evento, que acontece uma vez por ano, tem o objetivo de reunir Ouvidores Universitários e de Hospitais de Ensino para trocar experiências e dialogar sobre temas atuais e relevantes à área de Ouvidoria.
Neste ano, o encontro contou com a participação de 15 pessoas, de sete instituições diferentes e abordou a temática da Ouvidoria em Tempos de Redes Sociais, trazendo à tona discussões fundamentais sobre a atuação das ouvidorias em um cenário marcado pela comunicação instantânea das redes sociais. O evento ocorreu na Faccat.
As palestras incluíram tópicos como “Psicologia negativa e metapsicologia em tempos de internet 5.0”, apresentado pelo psicólogo Guilherme Wendt; abordagens sobre a “Responsabilidade civil e penal do usuário de rede social” com Josias E.J. Mazzurana, assessor jurídico da Faccat, e Bruna de Carvalho Fagundes de Lima, assessora jurídica do Ministério Público de São Francisco de Paula; e “Gestão de crise em redes sociais”, liderada por Augusto Parada, coordenador dos cursos de Publicidade e Propaganda da Faccat. Além disso, cases de situações vivenciadas pelas instituições foram apresentadas pelo ouvidor do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Alan Santos; por Caroline do Santos, assistente da Ouvidoria da Unisc e por Luciane Scheffel, ouvidora da FACCAT.
Para Caroline, o encontro é uma oportunidade muito rica para troca de informações e experiências entre os colegas de outras instituições e também de atualização e aprendizados sobre as novas formas de atuação de uma Ouvidoria universitária e hospitalar. “Vivemos em tempos que, a cada dia mais, as comunicações estão instantâneas, sendo que as informações e as opiniões são disseminadas com muita rapidez nas redes sociais. Diante desse cenário, é primordial que a Ouvidoria garanta aos seus usuários uma escuta ativa, e também que as manifestações sejam tratadas com imparcialidade, respeito às partes envolvidas e com seriedade.”