AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Com uma trajetória sólida, Curso já graduou 2.627 profissionais na área

Em março de 1970, a Escola Superior de Educação Física (ESEF) começou a funcionar. Era uma extensão vinculada à ESEF da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 2025, o atual Curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) completa 55 anos de uma trajetória sólida, tendo graduado 2.627 profissionais na área.

Inicialmente, o Curso oferecia 70 vagas, tinha três anos de duração, funcionava no turno da manhã e formava professores para todos os graus de ensino. As aulas teóricas inicialmente foram desenvolvidas no Colégio Estadual Ernesto Alves de Oliveira e no Colégio Mauá. Tudo isso ocorreu nos primórdios da fundação da Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), em 1961, sendo que a ESEF foi a quarta instituição voltada à oferta de cursos superiores em Santa Cruz do Sul. Após, em 1981, foi implantada as Faculdades Integradas de Santa Cruz do Sul (FISC), posteriormente, em 1993, Unisc. 

Quem participou da trajetória da ESEF, pois integrou a primeira turma, foi Regina de Oliveira Asmann. Na época, morava em Santa Cruz do Sul e a escolha pela Faculdade foi justamente por estar em casa. Já ao optar pela área, foi por sempre gostar de ginástica e esportes. “Era a aula que mais gostava na escola”, lembra. 

Do período de aula até a formatura, Regina lembra que foi bastante cansativo: de manhã aula, trabalho em Vera Cruz na parte da tarde, e trabalho em uma tabacaria, à noite, em Santa Cruz do Sul. Por isso, concluir o curso foi uma alegria para ela e para os outros colegas que também enfrentavam desafios. 

Nos 25 anos seguintes, Regina morou no Rio de Janeiro e trabalhou em escolas. Retornou para Santa Cruz do Sul e atuou em clubes, dando aulas de hidroginástica, e também trabalhou na Unisc exercendo a profissão que escolheu.

Regina Divulgação

Regina na época da formatura

Além de Regina, que marcou a trajetória do Curso por estar na primeira turma, a graduação também já formou figuras ilustres e que hoje ocupam posições de destaque pelo Brasil afora. Um dos exemplos é Luiz Antônio Menezes, mais conhecido como Mano Menezes. O egresso ilustre já foi técnico de times como Grêmio, Internacional, Flamengo, Corinthians, da Seleção Brasileira, e também de diversas outras seleções.

Mano nasceu em Passo do Sobrado. Graduado em 2001, tinha como ideia inicial ser professor de Educação Física, planos que mudaram com o passar do tempo. O profissional sente muito orgulho em dizer que passou pela Unisc e teve a felicidade de ter grandes professores que ajudaram na formação em termos de conhecimento, mas acima de tudo em termos de valores. 

“No mundo competitivo em que fomos preparados para atuar, há muita disputa, o funil vai ficando cada vez mais fino, mais estreito e passar por ele exige quase que uma formação total de profissional. Todos sempre pensam no conhecimento, que é indispensável, sem dúvida nenhuma, mas a maneira como você mostra e desenvolve ele nas atividades que se escolhe é totalmente prioritário para você ter algo diferente, ter algo a mais, ter algo que o torna mais preparado para aquilo que você escolheu fazer.”

Para Mano, os valores ensinados pelos professores da Unisc também contribuem para defender o que ele acredita e na capacidade própria. “Hoje tudo é muito superficial. As pessoas leem um livro até a página 3 e se sentem capazes de questionar aqueles que tiveram uma preparação a vida inteira para desenvolver uma atividade. Então, você acreditar na sua essência, defender os seus valores perante esse universo que se coloca hoje como a realidade, é importantíssimo, eu diria, fundamental para obter sucesso em qualquer carreira que você venha a escolher.”

E além dos valores, dos ensinamentos dos professores, Mano também fez muitos amigos durante o período de 9 anos que levou para concluir a graduação. “Isso faz uma diferença imensa, manter vivas referências que temos na construção daquilo que nos tornamos como pessoa e como profissional. Eu queria agradecer muito a todos, mandar um abraço e dizer: não desistam dos seus sonhos, mas não fiquem sentados esperando que eles aconteçam, lutem por eles.”

Foto Ricardo DuarteInternacional

Mano colou grau em 2001 - Foto: Ricardo Duarte/Internacional/Divulgação

“Curso tem sido um pilar fundamental para Santa Cruz e região”

Ao longo desses 55 anos, a hoje coordenadora do Curso, Miriam Beatris Reckziegel,  já participa da história há 35. Para ela, o Curso tem sido um pilar fundamental para Santa Cruz do Sul e para toda a região, formando profissionais qualificados para atuarem nos mais diversos contextos – da escola ao alto rendimento esportivo, das academias aos projetos sociais, da reabilitação ao lazer e bem-estar. “Profissionais que carregam consigo a essência da nossa Universidade Comunitária, impactando diretamente a qualidade de vida das pessoas e promovendo o desenvolvimento social.”

Mesmo com o passar dos anos, Miriam enfatiza que o Curso acompanhou mudanças, evoluiu com os avanços científicos, tecnológicos e pedagógicos, e seguiu atento às necessidades do mercado e da sociedade. “Mas o que permanece inalterado é o nosso compromisso com a excelência na formação, com a ética, com a responsabilidade e com o incentivo à pesquisa e à inovação.”

Celebrar essa história é também reconhecer a importância da contribuição de todos os docentes, estudantes e egressos, que fazem da Educação Física uma área essencial para o desenvolvimento humano. “Hoje, renovamos nosso compromisso com o futuro, garantindo que as próximas gerações de profissionais estejam ainda mais preparadas para os desafios e oportunidades que virão. Parabéns a todos que fazem parte dessa história! Que possamos seguir avançando, crescendo e transformando realidades por meio da Educação Física”, finaliza.

Um pouco de história

As primeiras discussões sobre ter em Santa Cruz do Sul um Curso de Educação Física começaram em 1969, quando se realizou no município um Encontro Estadual de Professores de Educação Física, organizado pelo professor Fernando Vilela Monteiro. Posteriormente, com intermediação do Cel. Adil Mueller Quites, titular da Diretoria de Educação Física da SEC, o plano de instalar uma Extensão da ESEF obteve parecer favorável do Dr. Jorge Furtado, chefe do Departamento de Educação Física e Cultura da UFRGS.

As aulas práticas eram ministradas em diversos locais: no Campo Recreativo do Colégio Mauá, no 8º Regimento de Infantaria, na Sociedade Ginástica, no Corinthians Sport Club, no Tênis Club, no Futebol Clube Santa Cruz, no Esporte Clube Avenida, no Estádio Municipal e no Parque da FENAF. O primeiro coordenador da Extensão foi o Cel. Renato Geraldo Alves da Luz que, em 1972, foi substituído pelo médico Ibanez Lara Fº. 

Em dezembro de 1972 se formou a primeira turma do Curso de Educação Física. Nesse momento os processos para reconhecimento da autonomia das Faculdades já estavam protocolados no MEC e eram acompanhados pelo deputado Norberto Schmidt. E em 18 de fevereiro de 1974, o Decreto nº 73.669, assinado pelo Presidente Médici, reconheceu a Escola Superior de Educação Física. 

Captura de tela 8 4 2025 114955

Alunas do Curso de Educação Física em 1972. Regina está em pé, ao lado do professor 

Já em 1984, o Conselho Superior da Apesc começou a avaliar a solicitação de um Ginásio para atender às necessidades do Curso de Educação Física. Decidiu, então, que esse prédio deveria ser construído no campus e não junto ao prédio da FISC, aprovando a realização de contatos com órgãos estaduais e federais para obtenção de verbas para a obra. No ano seguinte, começaram as obras do Ginásio Pedagógico, que só foi concluído em 1991.

Isso permitiu que, no ano seguinte, o Curso de Educação Física pudesse ser transferido para o campus. O Ginásio foi inaugurado com jogos da Liga Nacional de Basquete que, na época, era integrada pelo time local do Corinthians Sport Club. Anos depois, em agosto de 2002, foi inaugurado o bloco 42, com laboratórios e salas especiais de Educação Física.

Captura de tela 8 4 2025 114457

Jogo no ginásio

Até 1992, antes de ser Unisc, os diretores da ESEF foram Renato Geraldo Alves da Luz, de 1970 a 1972; Ibanez Lara Filho, de 1972 a 1975; Otávio Agra Ohlweiler, de 1975 a 1986; Miria Suzana Burgos de 1986 a 1991; e Ademir Müller, de 1991 a 1992.

Atualmente o Curso de Educação Física forma bacharéis e licenciados, tendo 4 anos de duração, contando com práticas e estágios em diferentes áreas de atuação, em promoção, prevenção e reabilitação em saúde, em ambiente escolar e extraescolar. Para tanto conta com excelente estrutura esportiva, com ginásio pedagógico (com quadras poliesportivas, sala de ginástica e dança); quadras poliesportivas externas; pista atlética; campo de futebol onze e futebol sete; piscinas térmicas; sala de psicomotricidade; Clínica do Movimento Humano, uma academia com atendimento aberto à comunidade; Laboratórios de Atividade Física e Saúde, de Biomecânica e de Recreação. Todos os espaços estão destinados a atender atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

MENU PRINCIPAL