O principal objetivo foi refletir e revisitar a Reinvenção Pedagógica da Unisc, realizada em 2019
Em evento aberto para professores e funcionários, foi realizada nesta terça-feira, 15, a Conferência Universitária - A Reinvenção Pedagógica: pontos e contrapontos. O principal objetivo foi refletir e revisitar a Reinvenção Pedagógica da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizada em 2019, a fim de analisar as premissas pedagógicas e financeiras do ponto de vista de cursos da modalidade presencial e das áreas de conhecimento sob novo contexto.
O reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn, abriu os trabalhos cumprimentando os professores e técnicos administrativos pelo dia 15, dia de homenagem a eles. Ele também lembrou que no primeiro ano da Reinvenção, 2020, foi o começo da pandemia, algo complexo e que pegou todos desprevenidos. “Eu pensei muito o que dizer nessa abertura pela importância que essa revisão da reinvenção tem. E me remeteu a uma palestra que eu assisti na semana passada, organizada pelo Grupo de Estudos de Saúde Mental, ligado ao nosso Mestrado em Psicologia. No dia o professor Eduardo Saraiva usou a seguinte expressão: Esperançar, injetar o potencial utópico na desesperança. Porque, segundo ele, as pessoas, em especial os nossos alunos, aquele que passa o dia inteiro trabalhando, chega cansado na sala de aula, com fome, muitas vezes não enxerga mais esperança. E olha o papel do professor de mostrar esperança, porque parte dos problemas de saúde mental se dá pois nós não temos esperança. Então, colocar uma potência utópica na desesperança é algo muito profundo e faz muito sentido. Nós estamos fora da curva comparado com as outras universidades do Comung. E não tenho dúvida nenhuma que a reinvenção, boa ou não, há sempre algo para melhorar.”
Já para a pró-reitora Acadêmica da Unisc, Chana de Medeiros da Silva, a conferência tem a finalidade de oportunizar um espaço para revisitarmos as mudanças implementadas. “Foi planejado em 2019 e, a partir disso, essas premissas foram pensadas para modificar as estruturas tanto pedagógicas quanto financeiras dos nossos cursos de graduação. Nesse momento, então, é importante refletir sobre essas transformações, como elas têm impactado os nossos cursos e o momento de avaliar também o que deu certo, o que precisa ser melhorado, o que não está sendo tão eficaz. É um momento de troca de ideias, de escuta, de construção conjunta para que possamos fortalecer nossas bases e avançar ainda mais em nossos projetos pedagógicos, reforçando nossas premissas pedagógicas e financeiras. Os pontos e contrapontos que serão discutidos são um convite ao questionamento, a análise profunda e principalmente a colaboração de todos. É um momento muito importante, que a Unisc sempre privilegiou, que é um momento de troca, de escuta e de construção conjunta. Que este espaço seja inspirador e produtivo e que cada um de nós possa contribuir com uma alteração.”
Um dos principais pontos da atividade foi a abertura da cápsula do tempo, com relatos escritos em 2019. O momento foi feito pela ex-reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer, que estava à frente da reitoria em 2019.
Fotos: Bruna Lovato/Unisc