Ação foi coordenada pela Área Ambiental da Universidade
É relativamente comum que animais silvestres sejam vistos dentro do campus-sede da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por causa da riqueza de vegetação e proximidade com área de mata nativa. Com isso, a Área Ambiental da Universidade desenvolveu uma ação em que foram colocadas placas orientando os motoristas que passam pelo campus, para que tenham cuidado com os animais.
Foto: Gabriel Steindorff
A ideia é que os condutores circulem pelo trecho em velocidade reduzida, principalmente próximo às regiões arborizadas, já que existe a possibilidade de animais atravessarem as pistas de rodagem. As placas estão colocadas nas proximidades do bloco 18 e também na entrada/saída da Unisc na Rua Santa Vitória, pela Avenida João Pessoa.
Foto: Bruna Lovato
Se necessitar de orientações em situações inesperadas, é possível acionar a Área Ambiental, vinculada ao Setor de Engenharia da Unisc, através do telefone/whatsapp (51) 3717 7486 ou endereço eletrônico areaambiental@unisc.br.
Confira algumas recomendações repassadas pela Área Ambiental:
-
Reduza a velocidade quando estiver circulando dentro do campus.
-
Se o animal estiver atravessando a pista, não buzine ou dê farol alto, pois ele pode se assustar e ter um comportamento inesperado.
-
Se visualizar algum animal silvestre, respeite o seu espaço: não tente chegar muito perto, nem tente capturá-lo. A tendência é que ele volte para a área de mata naturalmente.
-
Não se deve alimentar os animais silvestres, pois eles deixarão de buscar a comida na natureza e acabarão se tornando dependentes do humano para se alimentar.
-
Animais silvestres nativos devem permanecer livres, pois têm funções a cumprir no meio ambiente, por isso, não é permitida a adoção.