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A aula acontece após a consolidação do Relatório Sucupira/Capes (Quadriênio 2020-2024) e o debate das metas do PPGEdu para o novo quadriênio

Na sexta-feira, dia 9 de maio, o Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação (PPGEdu) da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou a aula inaugural de 2025 sob o tema “Ações Afirmativas na Pós-Graduação Stricto Sensu”. A atividade teve as participações dos professores Bruno Ferreira e Maria Aparecida Bergamaschi, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A aula acontece após a consolidação do Relatório Sucupira/Capes (Quadriênio 2020-2024) e o debate das metas do PPGEdu para o novo quadriênio, as quais buscam avançar em políticas específicas na Unisc, em geral, e na pós-graduação em particular. 

Em 2023, através da Resolução n˚ 49, a Pró-Reitoria Acadêmica instituiu a Política de Ações Afirmativas para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com o propósito de ampliar as ações para a inclusão e a permanência da população autodeclarada negra, indígena e quilombola nos Mestrados e Doutorados da instituição. Com a adoção dessa política, foram fixados nos editais de seleção, o número de vagas e a reserva de bolsas ofertadas, para ingresso nas Turmas de 2024, preferencialmente para o curso em nível de Mestrado. 

No ano seguinte à implementação, o PPGEdu destinou vaga para candidatura Turma de 2025- Doutorado, oferecendo uma bolsa PROSUC/Capes - Modalidade I, em conformidade com nova orientação institucional, através da Resolução n˚ 48, de 26 de agosto de 2024 que revogou a anterior. 

A Unisc, respeitando as orientações da própria Capes em relação a essas políticas, tem como objetivo reduzir desigualdades e proporcionar oportunidades acadêmicas equitativas, garantindo o acesso e a permanência de estudantes autodeclarados negros, indígenas e quilombolas, na Pós-Graduação stricto sensu . Para realização e acompanhamento dos processos seletivos orientados pela Resolução vigente na Unisc, foi instituída uma Comissão de Ações Afirmativas, nomeada pelo Conselho Acadêmico (CONAC), em 2023. Os procedimentos de heteroidentificação dos/das candidatos/as inscritos/as às vagas reservadas pela Política de Ações Afirmativas da Universidade, ficam sob a responsabilidade dos integrantes dessa Comissão. 

O PPGEdu possui um assento na Comissão de Ações Afirmativas, participando ativamente das discussões para a elaboração e atualização desta política. Atualmente, a representante do Programa é a professora Dra. Ana Luisa Teixeira de Menezes. Com isso, além de compreender a necessidade e a importância de avançar nos processos de acesso e permanência, o PPGEdu está ciente de que um dos desafios a serem enfrentados no Quadriênio 2025-2028 é o de ampliar o número de ingressantes e concluintes, pertencentes aos grupos sociais mencionados, bem como o de assegurar as melhores condições para que sua formação acadêmica e pesquisas se realizem no período de mestrado e de doutorado.

A aula ministrada pelos professores Bruno e Maria Aparecida destacou o processo histórico que a Ufrgs vem protagonizando com o objetivo de ampliar o acesso de grupos sub-representados no Ensino Superior em todos os seus cursos de graduação, redimensionando teorias e metodologias acadêmicas na produção de conhecimento e, assim, promovendo um espaço plural que contemple diferentes trajetórias e distintos saberes. 

Para a coordenação do Programa, o encontro constituiu importante momento de reunião de docentes e discentes em torno de um tema que o PPGEdu busca fortalecer através do diálogo com colegas de outras universidades, rodas de conversa, seminários e disciplinas nas linhas de pesquisa. O momento histórico requer da Universidade estudos e saberes que permitam alargar suas possibilidades na formação de pessoas comprometidas em juntas aprenderem a interrogar e pensar como queremos comunitariamente conviver no planeta.

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