AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Podem se inscrever docentes de escolas públicas municipais e estaduais e privadas das regiões dos Vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral

A 5ª edição da Feira de Ciências – Inovação e Sustentabilidade - da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) está com inscrições abertas para o Curso de Formação de Professores da Educação Básica. Podem se inscrever docentes de escolas públicas municipais e estaduais e privadas das regiões dos Vales do Rio Pardo e Jacuí-Centro e Litoral, acessando o site unisc.br/site/feira-ciencias/2025/. O curso de 66 horas é gratuito, de forma remota por Ensino a Distância (EAD) e a realização vai de 14 de maio a 14 de agosto. 

Segundo a coordenadora geral da Feira de Ciências, Cláudia Mendes Mählmann, diferente de outras edições, em 2025 haverá oportunidade de um momento presencial oferecido no início de agosto. “Nessa ocasião serão abordados aspectos relevantes para as etapas que se seguirão como a submissão de projetos e os critérios de avaliação.” Quanto ao curso em si, os inscritos encontrarão assuntos como Ética em Pesquisa, Sustentabilidade Ambiental, Ferramentas de Inteligência Artificial, Escrita Criativa para Textos Científicos, além do regulamento do evento.

Para a professora, essa oportunidade da formação é ímpar em função das novidades desta edição, facultando aos inscritos aprendizados para além da própria Feira de Ciências. “Serão 66 horas de estudos de acordo com a disponibilidade de cada interessado, cujos conhecimentos são aplicáveis no dia a dia nas escolas em que atuam. Por isso, inscrever-se e realizar essa formação tem dois intuitos: o primeiro é com vistas ao aperfeiçoamento de conhecimentos dos professores a serem aplicados em suas escolas em atividades normais de aula bem como oferecer os primeiros passos de iniciação científica aos discentes. O segundo, não menos importante que o primeiro, é a possibilidade de submeter projetos à Feira de Ciências da Unisc e que estão sendo trabalhados com seus alunos no corrente ano.”

Ela informa ainda que em 2025 haverá oportunidade de submeter projetos em oito categorias. São elas: Educação Infantil; Anos Iniciais I do Ensino Fundamental - 1º ao 3º ano; Anos Iniciais II do Ensino Fundamental - 4º e 5º ano; Anos Finais I do Ensino Fundamental - 6º e 7º ano; Anos Finais II do Ensino Fundamental - 8º e 9º ano; Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos – EJA e Curso Normal; Ensino Técnico; e Educação Não-Formal. Com isso, diz Cláudia Mählmann, a escola como um todo está convidada a se organizar e vir mostrar na Feira de Ciências, que ocorrerá entre 20 e 24 de outubro, o desenvolvimento e produção de conhecimentos diferenciados junto aos seus estudantes. “Por isso, inscrever-se no curso de Formação será o primeiro passo para aproveitar esta oportunidade e incentivar os alunos a mais e novos conhecimentos e desde cedo incluí-los na iniciação científica.” 

MENU PRINCIPAL