A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) tem atuação internacional consolidada. Atenta ao cenário de mudanças da Educação Superior em nível local, nacional e internacional, vem valorizando, apoiando e promovendo ações internacionais que vinculem estudantes, professores, pesquisadores e técnico-administrativos com o mundo. Como exemplo, estão os convênios com instituições estrangeiras que permitem à Unisc o desenvolvimento de ações como intercâmbios de alunos de forma presencial e virtual, a mobilidade de docentes, a realização de eventos internacionais, as pesquisas e publicações internacionais, as viagens de estudo e de formação de idiomas, entre outros. Todas essas ações são realizadas por meio da Assessoria Internacional da Unisc.
Em 2022, a Unisc realizou 215 intercâmbios, sendo 88 do exterior para a Unisc e 127 da Unisc para o exterior. Um dos exemplos é do estudante Mateus Augusto Silveira Ribeiro, que cursa Direito no campus de Capão da Canoa. Ele está em Portugal, na Universidade da Beira Interior (UBI) e retorna nesta semana. Tem ao lado o colega Breno Corrêa. Os dois intermediaram conversas entre a Unisc e a UBI para verificar novas possibilidades de cooperação. Para Mateus, os dias na UBI têm sido incríveis.
Mateus Augusto Silveira Ribeiro é estudante do campus de Capão da Canoa
“Todas as pessoas nos acolheram muito bem, nos ajudando com a ambientação na cidade, nas tarefas da universidade e construindo laços de amizade. Estar sozinho em um continente diferente pode parecer amedrontador, sem a família e amigos de todos os dias. Contudo, tive a sorte de contar com os professores e os colegas que fizeram eu me sentir em casa. A universidade tem tanta alma, tanta cultura, em especial as canções características produzidas e criadas pelo próprio corpo musical da UBI. Uma aventura apaixonante, que já sinto falta, mesmo que aqui eu ainda esteja”, fala.