Evento ocorre no próximo dia 23, no Auditório do Memorial da Unisc
O Curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com o professor Leo Kraether Neto e o Projeto de Diagnóstico Bucal (PDB), promovem no próximo dia 23 o II Simpósio de Câncer de Boca. O evento ocorre no Auditório do Memorial da Unisc, das 7h50 às 16h30. A iniciativa é aberta para toda a comunidade e interessados na temática do câncer de boca, incluindo profissionais da saúde, estudantes e pessoas que possuem envolvimento com o tema.
Com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e o tratamento do câncer de boca, o II Simpósio apresentará uma programação diversificada que contará com palestras de diversos profissionais conceituados sobre o tema. Entre os assuntos que serão discutidos no evento, estão “Lesões bucais: itinerário terapêutico dos pacientes na rede SUS de Santa Cruz Sul”, com Tatiane Belinazo e Brigitte Eick; “O manual de usuário da espécie humana”, com William Rutzen; "Radioterapia: noções básicas e suporte avançado pós-tratamento", com Juliana Matiello; “O papel do oncologista nos tumores de cavidade oral: desafios e oportunidades”, com Bruna Fischer; “Desafios para a redução de morbidade e melhora da qualidade de vida no paciente com câncer oral”, com Dr. Fábio Girardi; e “Cigarros eletrônicos estão associados ao câncer de boca”, com Leo Kraether Neto.
Atenção voltada para a prevenção
O câncer de boca é um tumor maligno que afeta lábios e estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua. A maioria dos casos é diagnosticada somente em estágios avançados.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o número estimado de casos novos de câncer da cavidade oral para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025, é de 15,1 mil casos. Entre os hábitos preventivos mais importantes para evitar o câncer de boca, estão não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, manter o peso corporal dentro dos limites da normalidade, manter boa higiene bucal e usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral.
Gabriel Fuelber
Estagiário de Jornalismo supervisionado pela jornalista Bruna Ortiz Lovato MTB/RS 14152