AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

Criado em 1968, o Curso já graduou mais de 400 profissionais

Em recente avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC) para aferir a qualidade da graduação, o Curso de Geografia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) obteve nota 5, considerada nota máxima e de excelência. Criado em 1968, o Curso atualmente oferece a possibilidade de formação em licenciatura e já graduou mais de 400 profissionais.

Segundo o coordenador do Curso, José Antonio Moraes do Nascimento, a área visa à formação de licenciados em Geografia. “Para tanto, deve contemplar sólida formação na área das humanidades, criando possibilidades de identificação, análise e interpretação dos processos sociais e das relações existentes entre a natureza e a sociedade. Por isso, os estudantes formados pela Unisc estarão capacitados a difundir e fortalecer, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, as concepções básicas permeadas por temas transversais durante a atuação como professores de Geografia, bem como profissionais para atuarem em grupos de pesquisa e/ou extensão na Geografia e áreas afins”, comenta.

A subcoordenadora, professora Virginia Elisabeta Etges, lembra que em 2022 a Unisc iniciou uma nova fase para as licenciaturas. Os novos currículos trouxeram mudanças profundas que colocaram a formação de professores como objetivo principal. “A nova Arquitetura Pedagógica apresenta uma proposta de educação denominada ‘Pedagogia da Incerteza’, que se apoia nas ideias construtivistas de Jean Piaget e na pedagogia da pergunta de Freire, a partir das quais entende-se que educar para a incerteza implica em ações pedagógicas no intuito de: buscar soluções para problemas “reais”; transformar informações em conhecimento contextualizado; estimular a autoria, a expressão e a interlocução; assegurar e impulsionar a investigação e a criatividade; e garantir a autonomia e a cooperação.”

Os componentes curriculares de formação específica foram estruturados a partir da abordagem de trilhas de aprendizagem, entendidas como caminhos que promovem o desenvolvimento de competências quanto ao conhecimento, à habilidade, à interação, à interatividade e à autonomia. “As trilhas são organizadas em três etapas: Estudos Orientados, Estudos Mediados e a Prática Pedagógica Orientada. Tanto a etapa dos estudos orientados, quanto a da prática pedagógica orientada, são desenvolvidas em um formato híbrido, que mescla momentos de estudos a distância e de estudos presenciais. Já os estudos mediados são sempre presenciais. A prática pedagógica orientada, por sua vez, conta ainda com uma parte da carga horária destinada à prática efetiva na escola. Assim, os estudantes têm a oportunidade de vivenciar o campo profissional desde o início da sua formação, conforme determinam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores. Além destas atividades, os estudantes também cursam as disciplinas comuns por área e as de formação geral”, completa o professor Nascimento.

Outra novidade foi que em 2024 o Curso passou a integrar o Programa Professor do Amanhã. A iniciativa, criada pelo Governo do Estado, tem como objetivo incentivar a formação de professores em diversas áreas do conhecimento, visando suprir a carência de profissionais para atuarem nas Escolas de Ensino Fundamental e do Ensino Médio em todo o Estado. A primeira turma iniciou as atividades em 2024 e, em 2025, uma nova turma ingressou no curso. O Programa Professor do Amanhã concede ao estudante uma bolsa que paga as mensalidades do curso, além de um auxílio mensal no valor de R$800,00. “Uma vez formado, o professor tem garantia de contrato de dois anos em Escola do Estado, período em que poderá realizar concurso para efetivar-se na Escola”, comenta o professor. 

Histórico 

O Curso de Geografia tem sua origem no Curso de Estudos Sociais, licenciatura de 1º grau, que iniciou suas atividades em 1968 como extensão da Faculdade Imaculada Conceição (FIC), de Santa Maria. Três anos depois, o Conselho Federal de Educação reconheceu o Curso de Estudos Sociais em Santa Cruz do Sul. Em 1985 foram criadas as Habilitações Plenas em História e Geografia. Portanto, novas diretrizes passaram a exigir a formação de professores para atender as especificidades das áreas e as demandas dos concursos públicos, mudando para o atual Curso de Geografia.  

O Curso de Licenciatura em Geografia foi concebido para cumprir um importante papel, pois busca atender uma demanda histórica por profissionais habilitados em Geografia, em toda a região do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra. A primeira oferta foi no ano de 2002. A partir de então, o curso vem formando professores de geografia para atuarem nas redes públicas (estadual e municipais) e na rede particular de ensino. Ainda, alguns egressos encaminham-se para a pós-graduação em programas de mestrado e doutorado, na Unisc e em outras Universidades.

O Curso de Geografia participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), permitindo um grande contato dos acadêmicos com a realidade educacional da região, uma vez que atuam, por determinadas horas semanais, dentro de escolas públicas. Também dezenas de acadêmicos atuam como bolsistas não obrigatórios em diversas escolas, creches e bibliotecas da região, pondo em prática parte do conhecimento teórico construído no Curso de Geografia e na Unisc. 

Em 2021, a graduação passou por uma reformulação curricular, alinhada à revisão realizada em todas as licenciaturas da Instituição. O novo currículo do Curso adota um modelo de formação que integra teoria e prática, incentivando reflexões que levam a transformações significativas nas concepções e práticas educacionais dos professores em formação. Construído com base no conceito de arquitetura curricular e pedagógica, o currículo possui uma abordagem interdisciplinar, incorporando didáticas flexíveis e adaptáveis a diferentes enfoques temáticos. Além disso, considera múltiplas perspectivas de tempo e espaço na aprendizagem, respeita os ritmos individuais dos aprendizes e expande o conhecimento para além da sala de aula e da escola, valorizando outras formas de aprendizado, como a leitura, o diálogo com pares e as vivências em comunidades locais e virtuais.

MENU PRINCIPAL