A Universidade passa a integrar uma articulação interinstitucional composta por mais de 20 instituições públicas e comunitárias no Rio Grande do Sul
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) oficializou adesão à Rede Saúde Única/Fiocruz (RSU/Fiocruz), consolidando seu compromisso com a abordagem integrada entre saúde humana, animal e ambiental. Com sólida atuação em ensino, pesquisa e extensão voltadas à promoção da saúde e da sustentabilidade socioambiental, a Unisc passa a integrar uma articulação interinstitucional composta por mais de 20 instituições públicas e comunitárias no Rio Grande do Sul.
A Rede Saúde Única/Fiocruz é coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz em cooperação com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, reunindo universidades, secretarias de estado, instituições de ciência e tecnologia e representações da sociedade civil. Já são membros da Rede instituições como Fapergs, Embrapa, PUCRS, Ufrgs, UFSM, Unisinos, Unicruz, FURG, Ufpel, entre outras.
A Unisc traz para a RSU/Fiocruz uma trajetória consolidada na produção de conhecimento aplicado à realidade regional, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde (PPGPS) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde (GEPS). Em sua carta de adesão, a Universidade evidenciou iniciativas como pesquisas sobre resiliência em saúde frente a desastres socioambientais na 28ª Região de Saúde do RS, ações educativas com comunidades escolares durante enchentes, e a atuação em redes científicas e de extensão voltadas à Uma Só Saúde.
Para a vice-reitora da Unisc, Andréia Rosane de Moura Valim, a entrada na RSU/Fiocruz representa “um passo estratégico para o fortalecimento de parcerias e a ampliação de ações integradas em nível regional e nacional, com foco na superação de desafios complexos como mudanças climáticas, zoonoses e resistência antimicrobiana”.
A secretária executiva da RSU/Fiocruz, Joyce Schramm, saudou a adesão. “A Unisc agrega capacidade técnica, inserção territorial e uma prática acadêmica comprometida com a transformação social. Sua entrada fortalece ainda mais a diversidade e a capilaridade da Rede no estado.”
A integração da Unisc ocorre em um momento em que a RSU/Fiocruz consolida sua atuação como referência nacional na articulação entre ciência, políticas públicas e território, com foco na construção de soluções intersetoriais diante das emergências sanitárias e ambientais contemporâneas. Para isso, o modelo de governança em rede é fundamental para uma atuação efetiva, ao reunir agentes de diferentes campos da sociedade que somam suas expertises na promoção do bem-estar humano e da preservação ambiental.