Bolsista de iniciação científica recebeu o mérito de melhor trabalho na área de Inovação Tecnológica
A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) esteve presente no Congresso Brasileiro de Agronomia (CBA), promovido pela Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (Sargs) e pela Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil (Confaeab), de 12 a 15 de setembro, na Associação Rural de Pelotas, em Pelotas. No evento, o aluno José Guilherme Lenz Abich recebeu o mérito de melhor trabalho na área de Inovação Tecnológica, com a pesquisa intitulada “Inovação na análise de solo: determinação de componentes texturais através de imagens digitais obtidas por smartphones”.
O tema central do evento foi a “Formação, atribuições e exercício profissional pleno da agronomia no mundo em transformação”. Com isso, foi palco para discussões dos desafios enfrentados pela profissão, buscando definir os rumos da agronomia nacional e assim contribuir com a evolução da humanidade.
O professor e subcoordenador do curso de Agronomia, Rafael Sobroza Becker e o professor Jaime Miguel Weber, acompanhados dos estudantes José Guilherme Lenz Abich (membro do Grupo de Pesquisa em Quimiometria), Paulo Pereira da Luz Neto e Roger dos Reis Santos, representaram o curso de Agronomia da Unisc no Congresso. Durante o evento, cada um dos alunos apresentou um trabalho na forma de pôster, sendo ambos pertencentes a diferentes áreas de estudo (Ciência do Solo, Fruticultura e Inovação Tecnológica).
No final do Congresso, o estudante José Guilherme Lenz Abich, bolsista de iniciação científica (PROBITI-Fapergs), recebeu o mérito de melhor trabalho na área de Inovação Tecnológica, com o trabalho intitulado “Inovação na análise de solo: determinação de componentes texturais através de imagens digitais obtidas por smartphones”. “A participação em eventos dessa natureza é fundamental para a divulgação dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Unisc, especialmente em momentos de escassez de investimentos, bem como para atualização e prospecção de novas parcerias na pesquisa”, acrescentam os representantes da Instituição.
Segundo o professor Rafael Becker, a participação no Congresso foi fundamental para aprimorar a formação acadêmica dos alunos, além de propiciar diálogos e discussões sobre a profissão, favorecendo a comunicação e ajudando a desenvolver networking. “Além disso, o mérito de melhor trabalho do estudante José Guilherme, destaca a formação de excelência que a Unisc proporciona a seus alunos no contexto do ensino, pesquisa e extensão”, fala.
Representantes da Unisc no evento: Roger, Paulo, José Guilheme e professor Rafael
José Guilherme Lenz Abich apresentou trabalho na área de Inovação Tecnológica
Roger dos Reis Santos apresentou trabalho na área de Ciência do Solo
Paulo Pereira da Luz Neto apresentou trabalho na área de Fruticultura