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A coordenadora do Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC), Raquel Ribas Fialho, participou do 3º Colóquio Franco-latino-americano de Pesquisas sobre Deficiência, realizado de 9 a 11 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A promoção foi da Escola de Humanidades da PUC-RS; da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders); do Instituto Nacional Superior de Formação e de Pesquisa para a Educação dos Jovens Deficientes e dos Ensinamentos Adaptados (INS HEA), de Paris; do Programa Deficiências e Sociedade da Escola dos Altos Estudos de Paris (Ehess); e da Société Européenne de Recherche sur le Handicap (Société Alter), com apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O tema central desta edição do colóquio foi Igualdade de direitos e acesso a uma vida digna: desafios e controvérsias na questão social da deficiência. O evento deu ênfase à troca de vivências e de estudos, como reforço no desenvolvimento para sustentação e ampliação de políticas de inclusão de pessoas com deficiência, acessibilidade (desenho universal) e, consequentemente, responsabilidade social, cidadania e dignidade.

Segundo Raquel, “o colóquio trouxe mostras de que nossas ações na Unisc caminham para o melhor atendimento e consideração das diferenças existentes, reforçando a necessidade de efetivarmos, cada vez mais, mecanismos que possibilitem a igualdade nas condições de acesso e de permanência no ensino superior”, salientou.

 

*Publicado por Felipe Nopes

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A coordenadora do Núcleo de Apoio Acadêmico (NAAC), Raquel Ribas Fialho, participou do 3º Colóquio Franco-latino-americano de Pesquisas sobre Deficiência, realizado de 9 a 11 de março, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). A promoção foi da Escola de Humanidades da PUC-RS; da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul (Faders); do Instituto Nacional Superior de Formação e de Pesquisa para a Educação dos Jovens Deficientes e dos Ensinamentos Adaptados (INS HEA), de Paris; do Programa Deficiências e Sociedade da Escola dos Altos Estudos de Paris (Ehess); e da Société Européenne de Recherche sur le Handicap (Société Alter), com apoio da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

O tema central desta edição do colóquio foi Igualdade de direitos e acesso a uma vida digna: desafios e controvérsias na questão social da deficiência. O evento deu ênfase à troca de vivências e de estudos, como reforço no desenvolvimento para sustentação e ampliação de políticas de inclusão de pessoas com deficiência, acessibilidade (desenho universal) e, consequentemente, responsabilidade social, cidadania e dignidade.

Segundo Raquel, “o colóquio trouxe mostras de que nossas ações na Unisc caminham para o melhor atendimento e consideração das diferenças existentes, reforçando a necessidade de efetivarmos, cada vez mais, mecanismos que possibilitem a igualdade nas condições de acesso e de permanência no ensino superior”, salientou.

 

*Publicado por Felipe Nopes

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