Site logo
Sticky header logo
Mobile logo
  • Curta Duração
  • Graduação
  • On-line
  • Pós-Graduação
  • Quem Somos
  • Portaria MEC
  • Sala Virtual

MBA em Gestão em Environmental, Social & Governance (ESG)

Pós-Graduação

SOBRE O CURSO:

O termo ESG – Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança) pode ser definido como um conjunto de critérios ambientais, sociais e de governança, a serem considerados na avaliação de riscos, oportunidades e respectivos impactos, buscando nortear atividades, negócios e investimentos sustentáveis. Neste curso, você irá compreender a jornada necessária para conduzir boas práticas de ESG em sua empresa ou instituição e, ainda, será convidado a utilizar novas ferramentas, as quais possuem sua aplicação orientada ao ágil, visando obter resultados mais competitivos no novo modelo econômico que estamos vivenciando.

NÃO OBRIGATORIEDADE DO TCC

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é mais obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente.

TENHO INTERESSE!

É a oportunidade que você esperava para impulsionar sua carreira.

Matrículas até o dia 08/09/2024.

Ficou com alguma dúvida?
Entre em contato pelo e-mail comercial-ead@unisc.br ou Whatsapp (51) 3717-7425.

CARGA HORÁRIA
360
TEMPO ESTIMADO
CONTEÚDO EXCLUSIVO
ESTUDE EM QUALQUER LUGAR
ACESSO AO CONTEÚDO DE BIBLIOTECA DIGITAL

OBJETIVOS

Este curso prepara os alunos com o conhecimento e habilidades necessárias para navegar no complexo cenário de operações comerciais responsáveis e ética, sendo preparados para enfrentar desafios globais críticos, como mudanças climáticas, desigualdade social e governança ética.  Ao entender como esses fatores se cruzam com o desempenho financeiro e a tomada de decisões estratégicas em um ambiente de negócios em rápida evolução, os profissionais serão capacitados a agir conforme as necessidades sociais e de mercado.

PARA QUEM SE DESTINA

Profissionais que desejam entender e implantar projetos com foco em análises de sustentabilidade, pensamento crítico e capacidade de tomada de decisão.

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

DOCENTES ALTAMENTE QUALIFICADOS

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINAS

Jornada de Gestão

  1. Gestão da Mudança – 30h
  2. Sustentabilidade – 30h
  3. Métodos ágeis e colaborativos – 30h

Jornada de Governança

  1. Governança Corporativa – 30h
  2. Transparência na gestão – 30h
  3. Práticas de controle e gestão – 30h

Jornada Ambiental

  1. Recursos Ecossistêmicos – 30h
  2. Economia Circular – 30h
  3. Impactos Ambientais – 30h

Jornada Social

  1. Responsabilidade Social – 30h
  2. Novas Economias – 30h
  3. Gestão de Stakeholders – 30h
TENHO INTERESSE!

METODOLOGIA

 

O curso de ESG da Unisc combina aulas presenciais nos estúdios da AEaD com transmissão pela Web e gravação para estudos posteriores; diálogos com especialistas convidados; e reflexões e atividades que exploram as complexidades da Gestão em Environmental, Social & Governance (ESG). 

O curso prevê Ambiente Virtual de Aprendizagem cuidadosamente organizado para os estudos e espaço para reflexões aprofundadas entre os estudantes, acompanhados por tutores. 

Ao final, você estará preparado para aplicar com confiança os princípios ESG em contextos reais, contribuindo para a sustentabilidade e responsabilidade corporativa.

Quantas horas de dedicação semanal são necessárias para os estudos?

Para obter um resultado positivo, recomenda-se, no mínimo, 10 horas semanais de dedicação aos estudos, compreendendo as aulas em tempo real ou gravadas, organizadas de acordo com o seu planejamento pessoal.

Neste curso a distância, há o acompanhamento de tutores e monitores técnicos?

Sim. Os alunos são acompanhados por um tutor.

O estudante terá um acompanhamento pedagógico ágil, para garantir uma educação de qualidade. A qualquer momento, poderá entrar em contato com o Tutor(a) por meio da ferramenta mensagem na Sala Virtual, tendo uma resposta em, no máximo, 24 horas úteis a contar da data de envio.

Além disso, poderá esclarecer as suas dúvidas quanto à utilização dos recursos e ferramentas da Sala Virtual com a equipe da Monitoria Técnica, por e-mail suporte-ead@unisc.br e/ou telefone (51) 3717 7664.

ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA

  • Matrícula
    Passo 1

    Ao clicar no botão “Matricule-se aqui”, seu processo de matrícula é iniciado.

  • Upload dos documentos
    Passo 2

    Na sequência, você deve fazer o upload de toda documentação obrigatória solicitada.

  • Adesão
    Passo 3

    Você deve aderir ao contrato e optar pela forma de pagamento.

  • Pagamento
    Passo 4

    Para o pagamento da taxa de matrícula, você terá duas opções: via boleto bancário ou via PagSeguro.

  • Status da matrícula
    Passo 5

    Sua matrícula fica com o status de “Aguardando o Processamento’, até que haja a confirmação do curso. Após, se você anexou corretamente os documentos e efetuou o pagamento da matrícula, o seu status passa a ser “Matriculado” e você receberá os dados para acesso ao curso.

VALOR TOTAL DO CURSO
R$ 9.360,00

 

PARTICIPANTES EM GERAL
  • R$390,00 + 23x R$390,00 Total: R$ 9.360,00
  • R$390,00 + 17x R$509,00 Total: R$ 9.043,00
R$ 8.236,80(à vista)
EGRESSOS UNISC
  • R$390,00 + 23x R$349,30 Total: R$ 8.424,00
  • R$390,00 + 17x R$455,81 Total: R$ 8.138,70
R$ 7.413,12(à vista)

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

1. O pagamento da taxa de matrícula poderá ser feito por BOLETO BANCÁRIO ou por CARTÃO DE CRÉDITO/DÉBITO, via PagSeguro ou PayPal.
2. Como o estudante poderá escolher em quantos meses irá realizar o curso, a forma de parcelamento dependerá dessa escolha, conforme tabelas acima. As referidas parcelas terão vencimento sempre no dia 08 dos meses subsequentes ao início do curso. Deverão ser pagas por boleto bancário impresso por meio da Sala Virtual UNISC, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Acadêmicos no site da Universidade (o estudante poderá utilizar o home banking).
3. Para este curso há 2 modalidades de DESCONTO ESPECIAL:
3.1. Egressos UNISC (10%);
3.2. Pagamento à vista (12%);
4. Os descontos especiais previstos para o curso incidirão a partir da 2ª parcela do curso.
5. Os valores constantes nas tabelas acima não contemplam o período de elaboração, orientação e defesa de TCC. Este poderá ser contratado separadamente após o final das aulas.

TENHO INTERESSE!

REQUISITOS TÉCNICOS PARA ACOMPANHAMENTO DO CURSO

 

Para acessar a Sala Virtual EAD UNISC e acompanhar o conteúdo do seu curso, é necessário:

  • Conexão: recomenda-se internet banda larga com velocidade a partir de 1MB;
  • Softwares: Google Chrome ou Mozilla Firefox (versões atualizadas); Software MsOffice (word, excel) e/ou BrOffice (writer, calc); Acrobat Reader 9 ou superior;
  • Kit multimídia: caixas de som ou saída de áudio (para fone de ouvido) para assistir às videoaulas, lives e entrevistas etc.

ESTUDANTES ESTRANGEIROS

 

A matrícula/seleção de Aluno Estrangeiro pela Universidade de Santa Cruz do Sul dependerá do preenchimento dos seguintes requisitos para ingresso no curso:

  • Ter conhecimento em Língua Portuguesa;
  • Apresentar cópia da sua Certidão de Nascimento, e cópia de Identidade do pai e da mãe;
  • Apresentar cópia do Passaporte (3 primeiras páginas);
  • Apresentar cópia da Identidade;
  • Apresentar cópia do Certificado de Conclusão de Curso de Graduação/Licenciatura autenticado, com tradução juramentada para a Língua Portuguesa quando o documento original for expedido em outra língua.

Cumprindo com os requisitos exigidos e documentos acima elencados, contate a nossa Secretaria Geral Acadêmica, pelo e-mail centraldeatendimento@unisc.br, que lhe auxiliará a efetuar o seu Requerimento de Matrícula e fornecerá as orientações financeiras.

FICOU COM ALGUMA DÚVIDA?

Qual é a data de vencimento das parcelas do curso? Como emitir o meu boleto?

As parcelas serão pagas por meio de boletos bancários, os quais terão vencimento sempre no dia 08 de cada mês, subsequentes ao início do curso, e deverão ser impressos pela Sala Virtual, aplicativo Minhas Turmas ou pelos Serviços Online (Serviços Acadêmicos), no site da Universidade (www.unisc.br).

Preciso fazer uma prova presencial ao final do curso?

Não. As avaliações do curso estão restritas as avaliações por disciplina, realizadas pela Sala Virtual.

Posso iniciar a Pós-graduação cursando o último semestre da faculdade?

Não. Para matricular-se, é necessário ter colado grau até a data de início das aulas. O aluno que já colou grau e está apenas aguardando o recebimento do diploma pode se matricular e cursar a Pós-graduação normalmente, apresentando cópia do certificado e, posteriormente, o diploma.

O curso possui status de Pós-graduação (Especialização) ou é simplesmente um curso complementar?

Os cursos ofertados pela UNISC são de Pós-graduação Lato Sensu, nível de Especialização, com reconhecimento pelo MEC, conforme o Artigo 1º da Portaria n.º 308, de 15 de abril de 2013.

 

INTERCÂMBIOS

 

Os alunos matriculados nos nossos cursos possuem diversas opções de intercâmbios disponíveis. Confira no nosso site para onde e como você pode ir:

VER INTERCÂMBIOSVER INTERCÂMBIOS


INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Se inscrevendo você ficará por dentro de todas as novidades do EAD


Deixe um comentário

Click here to cancel reply.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

PhD. Andréia Rosane de Moura Valim


Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URFGS), mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica (2000) e doutorado em Biologia Celular e Molecular (2006), ambos pela UFRGS. É Vice-Reitora da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), professora adjunta e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde/UNISC. Foi Coordenadora do Curso de Farmácia (2004 a 2008), Coordenadora de Pesquisa (2010 a 2013), Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (2014 a 2019) e Diretora de Inovação e Empreendedorismo (2020 e 2021). Realiza pesquisa na área de Biologia Molecular com ênfase em doenças infecciosas (Tuberculose, COVID-19, entre outras) e em doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, sobrepeso, dislipidemias). Publicou aproximadamente 100 artigos científicos, tem a solicitação de um registro de patente e orientou, ou ainda orienta, 47 alunos de iniciação científica, 13 mestrandos, e 3 doutorandos. É vice-líder do grupo de pesquisa Vigilância, prevenção e reabilitação em doenças cardio respiratórias. email: avalim@unisc.br


×

Dra. Ana Letícia Zappe


Hello everybody, give me the opportunity to speak my professional skills. But first, recently I moved to New Zealand, to improve my English skills and get experience about other culture. In Brazil, I was working with innovation and sustainability projects, for smart cities planner. Project coordination: responsible for developing new projects and improving them, well be organized one by one. Communication: responsible for enrolling the stakeholders in the innovation ecosystem in new projects and also, making their development projects together. Mapping processes / improvement: responsible for understanding the ecosystem innovation from a small region and your features and potential. Circular economy: responsabilidade for knowing and understanding the network about the project's, principally for resources, and provides how it could be saved. Environmental footprint: life cycle assessment by waste management and agricultural production. UN 17 sustainable goals: applications in the goals in the projects and development indicators in agreement with the company strategy. Innovation and technology: search in the business sector the solutions between open innovation processes. Living lab and smart city: creating projects and connecting stakeholders for thinking about what are the technologies that could be input on the city and will improve the wellbeing for the people that are living there.


×

Dra. Ana Letícia Zappe


Hello everybody, give me the opportunity to speak my professional skills. But first, recently I moved to New Zealand, to improve my English skills and get experience about other culture. In Brazil, I was working with innovation and sustainability projects, for smart cities planner. Project coordination: responsible for developing new projects and improving them, well be organized one by one. Communication: responsible for enrolling the stakeholders in the innovation ecosystem in new projects and also, making their development projects together. Mapping processes / improvement: responsible for understanding the ecosystem innovation from a small region and your features and potential. Circular economy: responsabilidade for knowing and understanding the network about the project's, principally for resources, and provides how it could be saved. Environmental footprint: life cycle assessment by waste management and agricultural production. UN 17 sustainable goals: applications in the goals in the projects and development indicators in agreement with the company strategy. Innovation and technology: search in the business sector the solutions between open innovation processes. Living lab and smart city: creating projects and connecting stakeholders for thinking about what are the technologies that could be input on the city and will improve the wellbeing for the people that are living there.


×

Dr. Pietro Cunha Dolci


Graduado em Administração de empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestrado e doutorado em Administração de Empresas com ênfase em sistemas de informação e apoio a decisão (UFRGS). Visiting Sholar na Carleton University (Ottawa, Canadá). É coordenador do Mestrado Profissional em Administração (PPGA) da UNISC. Professor adjunto e faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós- Graduação em Administração (PPGA/UNISC). Realiza pesquisa na áreas de inovação, empreendedorismo, cocriação, investimentos em TI, governança, TI em MPE, TI na educação, investimentos e impactos da TI. Publicou artigos em periódicos de renome internacional como Supply Chain Management-an International Journal, Journal of Global Information Management, Journal of Enterprise Information Management, International Journal of Bank Marketing, Behaviour & Information Technology, International Journal of Entrepreneurship and Small Business e International Journal of Accounting Information Systems. Além de publicar em revistas nacionais como a BAR, RAC, ReAUFSM e Rege. Faz parte do Comitê Científico da área de Administração da Informação (ADI) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) e do Comitê Técnico do Ecossistema Regional de Inovação na Região do Vales. Faz parte da Governança do Ecossistema Local de Inovação de Santa Cruz do Sul – o Converge Santa Cruz.


×

Me. Rafael Kirst


Mestre em Inovação e Propriedade Intelectual pela Academia do INPI, apaixonado por tecnologia e inovação. Trabalhou como consultor independente na área de inteligência tecnológica e como empreendedor. Atualmente é Diretor de Inovação e Empreendedorismo da UNISC, bem como professor junto ao departamento de Gestão de Negócios e Comunicação da mesma instituição.


×

Dr. Jorge André Ribas Moraes


Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente exerce a função de coordenador Adjunto do Programa de Mestrado e Doutorado em Tecnologia Ambiental da UNISC - PPGTA. Professor tempo Integral da Universidade de Santa Cruz do Sul. - UNISC. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Gestão Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção mais limpa; produção enxuta; gestão ambiental; gestão de riscos, qualidade e produtividade; segurança do trabalho e ergonomia; reciclagem de materiais e melhoria de processos. http://orcid.org/0000-0002-9505-8883


Endereço:

Av. Independência, 2293
Bloco 16 – Sala 1613
Bairro Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul/RS
Brasil
Telefone:
(51) 3717.7664 / (51) 3717.7308
Horário de funcionamento:
08:00 às 12:00 / 13:30 às 17:30
Suporte Técnico
suporte-ead@unisc.br
Contato Comercial
comercial-ead@unisc.br
© 2020 EAD UNISC - Todos os direitos reservados
Precisa de Ajuda?